24 99964-9400 / 3383-0659

FATORES DE RISCOS PSICOSSOCIAIS

 

TODA EMPRESA QUE REALIZA  TRABALHO  COM INFLAMÁVEIS , ESPOÇO CONFINADO E ALTURA, DEVERÃO REALIZAR  AVALIAÇÃO DE RISCO PSICOSSOCIAL.

 

O que é o teste para avaliação psicossocial?

Teste para avaliação psicossocial é uma das técnicas utilizadas para avaliar candidatos que vão trabalhar ou que trabalham em espaço confinado, altura, entre outros, chamados de cargo de risco. Com o teste para avaliação psicossocial é possível identificar características psicológicas necessárias e importantes para que a pessoa consiga desempenhar suas atividades de maneira segura. O resultado do teste para avaliação psicossocial tem o objetivo de responder a seguinte questão: o indivíduo dispõe das características psicológicas exigidas para exercer o cargo de risco?

 

Quais os tipos de teste para avaliação psicossocial mais utilizados?

O teste para avaliação psicossocial tem por finalidade identificar determinadas características sendo os mais utilizados o Palográfico, ESAVI, BGFM-1, BPA, EPR, TEPIC-M, EBADEP, EVENT. Como todo teste deve ser aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, o teste para avaliação psicossocial não foge à regra e todos os citados são aprovados.

 

Qual a importância do teste para avaliação psicossocial?

O trabalho em espaços confinados ou altura exige do indivíduo uma séria de características psicológicas para que não corra riscos durante a atividade laboral. Características como controle emocional, atenção, resiliência, impulsividade, depressão são alguns exemplos de construtos avaliados por meio do teste para avaliação psicossocial. É importante que essas características estejam presentes no indivíduo de maneira adequada, para que diante das peculiaridades dessas atividades (alturas e pequenos espaços) o indivíduo não perca o controle de suas atitudes e emoções. Portanto, o teste para avaliação psicossocial ajuda a identificar tais atitudes que são importantes para a segurança dos trabalhadores dessa área.

 

AS NR – NORMAS REGULAMENTADORAS  QUE SOLICITAM A AVALIAÇÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS.

A Avaliação Psicossocial compreende aspectos comportamentais e de perfil psicológico do indivíduo, tendo seu foco na estrutura psíquica do profissional que irá atuar nas áreas de riscos previstos nas normas regulamentadoras NRS.

A avaliação se tornou uma exigência do Ministério do Trabalho para aqueles que desempenham atividades em Espaço Confinado (NR33) , em Altura (NR 35) e com inflamáveis (NR-20 ).

 

NR – 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

20.14.6 Os integrantes da equipe de resposta a emergências devem ser submetidos a exames médicos específicos para a função que irão desempenhar, conforme estabelece a Norma Regulamentadora n.º 7, incluindo os fatores de riscos psicossociais, com a emissão do respectivo atestado de saúde ocupacional.

 

NR-33 - SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

33.3.4.1 Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07 e 31, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional - ASO.

 

NE-35 - TRABALHO EM ALTURA

35.4.1.2 Cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em

altura, garantindo que:

a) os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico de

Saúde Ocupacional - PCMSO, devendo estar nele consignados;

b) a avaliação seja efetuada periodicamente, considerando os riscos envolvidos em cada situação;

c) seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura,

considerando também os fatores psicossociais.

 

PROCEDIMENTOS PARA APLICAÇÃO:

1. Entrevista Psicológica

2. Aplicação de Testes Quantitativos e de Personalidade (conforme demanda)

3. Fornecimento de feedback oportunizando aos profissionais autoconhecimento e crescimento pessoal.