Exames e Avaliações |
Raio - X |
Audiometria |
Eletrocardiograma |
Espirometria |
Acuidade Visual |
Teste Ergonométrico |
Avaliação Psico Social |
Exame clínico - ASO |
Programas |
PCA - Programa de Conservação Auditiva |
PCR - Programa de Conservação Respiratória |
FATORES DE RISCOS PSICOSSOCIAIS
TODA EMPRESA QUE REALIZA TRABALHO COM INFLAMÁVEIS , ESPOÇO CONFINADO E ALTURA, DEVERÃO REALIZAR AVALIAÇÃO DE RISCO PSICOSSOCIAL.
O que é o teste para avaliação psicossocial?
Teste para avaliação psicossocial é uma das técnicas utilizadas para avaliar candidatos que vão trabalhar ou que trabalham em espaço confinado, altura, entre outros, chamados de cargo de risco. Com o teste para avaliação psicossocial é possível identificar características psicológicas necessárias e importantes para que a pessoa consiga desempenhar suas atividades de maneira segura. O resultado do teste para avaliação psicossocial tem o objetivo de responder a seguinte questão: o indivíduo dispõe das características psicológicas exigidas para exercer o cargo de risco?
Quais os tipos de teste para avaliação psicossocial mais utilizados?
O teste para avaliação psicossocial tem por finalidade identificar determinadas características sendo os mais utilizados o Palográfico, ESAVI, BGFM-1, BPA, EPR, TEPIC-M, EBADEP, EVENT. Como todo teste deve ser aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, o teste para avaliação psicossocial não foge à regra e todos os citados são aprovados.
Qual a importância do teste para avaliação psicossocial?
O trabalho em espaços confinados ou altura exige do indivíduo uma séria de características psicológicas para que não corra riscos durante a atividade laboral. Características como controle emocional, atenção, resiliência, impulsividade, depressão são alguns exemplos de construtos avaliados por meio do teste para avaliação psicossocial. É importante que essas características estejam presentes no indivíduo de maneira adequada, para que diante das peculiaridades dessas atividades (alturas e pequenos espaços) o indivíduo não perca o controle de suas atitudes e emoções. Portanto, o teste para avaliação psicossocial ajuda a identificar tais atitudes que são importantes para a segurança dos trabalhadores dessa área.
AS NR – NORMAS REGULAMENTADORAS QUE SOLICITAM A AVALIAÇÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS.
A Avaliação Psicossocial compreende aspectos comportamentais e de perfil psicológico do indivíduo, tendo seu foco na estrutura psíquica do profissional que irá atuar nas áreas de riscos previstos nas normas regulamentadoras NRS.
A avaliação se tornou uma exigência do Ministério do Trabalho para aqueles que desempenham atividades em Espaço Confinado (NR33) , em Altura (NR 35) e com inflamáveis (NR-20 ).
NR – 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS
20.14.6 Os integrantes da equipe de resposta a emergências devem ser submetidos a exames médicos específicos para a função que irão desempenhar, conforme estabelece a Norma Regulamentadora n.º 7, incluindo os fatores de riscos psicossociais, com a emissão do respectivo atestado de saúde ocupacional.
NR-33 - SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS
33.3.4.1 Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07 e 31, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional - ASO.
NE-35 - TRABALHO EM ALTURA
35.4.1.2 Cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em
altura, garantindo que:
a) os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico de
Saúde Ocupacional - PCMSO, devendo estar nele consignados;
b) a avaliação seja efetuada periodicamente, considerando os riscos envolvidos em cada situação;
c) seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura,
considerando também os fatores psicossociais.
PROCEDIMENTOS PARA APLICAÇÃO:
1. Entrevista Psicológica
2. Aplicação de Testes Quantitativos e de Personalidade (conforme demanda)
3. Fornecimento de feedback oportunizando aos profissionais autoconhecimento e crescimento pessoal.